quinta-feira, outubro 06, 2005

O Absurdo

O Homem, hoje em dia têm-se como um ser racional, capaz de separar e classificar a natureza em grupos e sistemas desventrando destes todas as leis que os gerem.

Afirmando ser consciente de tudo, munido com a ciência para a explicação dos factos. Existe para ele a natureza já explicada e tudo mais um dia terá justificação. Para as verdades que não alcança, mais propriamente as relacionadas com a criação do universo utiliza a fé como justificação e assim essa lacuna vai sendo preenchida ao longo da sua vida.

Imaginemos que a ciência por meio dos seus métodos desvenda o mistério da origem de tudo. Imaginam a confusão que seria nas mentes das pessoas ao depararem que o seu Deus é x = z + y? Aqui devem estar a questionar-se que. Ok mas de certeza que a meta de Deus agora seria diferente!? Sim, sem dúvida que seria e surgiria um novo leque de mentes a acreditar num novo conceito de Deus. Então o que é Deus? O que é a ciência? O que é a natureza?

A dada altura, a ciência que englobava conceitos espirituais e materiais, põe de parte o espírito e apenas se dedica à matéria, aos fenómenos visíveis. O que é isto do espírito? Bem, para melhor entendimento chamemos espírito à mecânica mental. Sem desprezar grandes nomes da física, dá-se ao longo do tempo um evoluir da ciência do macro para o micro e daqui para o provável. Newton com a sua mecânica clássica, Einstein com a sua mecânica relativista, Heinsenberg com a sua incerteza e tantos outros como Bohr que fundam uma mecânica quântica, onde os corpos muitas vezes ao mesmo tempo adquirem contornos de massa e de energia.

Com este avançar, o laboratório do físico vai-se alterando, sendo apetrechado com todos e mais alguns aparelhos que produzem as maravilhas de Deus. Até onde vai a ciência? Terá ela limites? Claro que não tem limites o único limite é Deus. O conceito de ciência é que será alterado porque mais tarde ou mais cedo o Homem irá notar que a ultima forma energética que descobrir não termina aí e que o elo de ligação encontrasse na sua mente. Então a peça mais importante do laboratório será o seu corpo que é o templo que protege a sua consciência. Aqui, neste tempo a matéria e o espírito estarão de novos unidos.

Poucos serão os que entenderão este texto. Ter a consciência deste ponto de ligação entre o visível e o invisível alterará em muito a consciência da Humanidade. Irão cair Religiões e todo o conjunto de organizações que tiram proveito do que é o direito do Homem e do seu papel na construção do cosmos.

Não existem forças ocultas no sentido conferido por religiões, apenas existem verdades que não se conhecem ou melhor princípios que não se tem a consciência. Escrevo este texto para todos aqueles que se julgam intelectuais mas no entanto sem o conhecimento deles mesmos e que deixam este conhecimento nas mãos de credos, velas e domingos. Para aqueles que sem credos, os criem, porque são barcos à deriva.

O meu papel, bem, nestas linhas encarna em mim o arquétipo de Prometeu, ou melhor, Lúcifer.

Dux Mem Gimel Trismegistus

7 Comments:

Blogger Concha Pelayo/ AICA (de la Asociación Internacional de Críticos de Arte) said...

Dios...ciencia...naturaleza...

El hombre....el resultado de los tres.

Bellísimo texto.

6:55 da tarde  
Blogger moon between golden stars said...

Retribuo a visita!!! e deixo um abraço!!!

7:28 da tarde  
Blogger Logos said...

Obrigado

12:17 da tarde  
Blogger Jorge said...

Agradeço o clarividente comentário que fez ao meu post, mas gostava de lhe dizer duas coisa: a primeira é que estou em absoluta sintonia consigo no que respeita às reflexões que ali me deixou; por outro lado, aquele escrito foi tão simplesmente um desbafo, um tanto torrencial, saído mais da minha desesperança, do que de uma lucidez pela qual a minha emotividade me não deu possibilidade de esperar.
É que, estou, digo talvez, estamos todos tão cansados de tudo isto que nos aflige que muitas vezes só dizemos as palavras que nos afloram à língua.
Os meus cumprimentos.

3:48 da tarde  
Blogger isabel mendes ferreira said...

boa tarde. ritual. resguardo. aqui. como sempre. abraço.

7:01 da tarde  
Blogger Logos said...

Ola Jorge.

Obrigado por ter passado por este meu lugar perdido na mente. Assim é neste país de trovas e poesias, todos os que pensam sentem a amargura de um Portugal colocado a saque. Na mente nasce a revolução, basta o povo ter a consciência da sua necessidade para ela ter o seu inicio.


Olá caro amigo e irmão Asmodeus

Pegando nas tuas palavras e retirando os nós do novelo a meu ver hoje em dia o Homem vive com a consciência de uma realidade física, aceitando a possibilidade de uma realidade espiritual, papel este desempenhado pelas diversas religiões, por outro lado existe um Homem oculto que separa a realidade em duas, uma real sujeita a outra mágica e aqui está o grande problema. Não existe uma fronteira. Esta fronteira imaginária foi criada na mente das pessoas ao longo de 2000 anos (no mundo ocidental) como forma de uma ideia se implantar. Um pensamento do género, ou estás connosco, ou estás contra nós. Esta é uma das formas de propagação de uma doutrina. Por ultimo, existe um Homem alquímico que coagula e dissolve a forma e a ideia.

Obrigado também pela visita, Isabel.

12:30 da tarde  
Blogger isabel mendes ferreira said...

eu não me julgo intelectual....bjo online.

4:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home