Um pouco mais do Oculto
“ A verdade secreta da bondade natural reside no reconhecimento dos direitos que os pares de opostos possuem. Não existe tal coisa como antinomia entre Bem e Mal, mas apenas equilíbrio entre dois extremos, cada um dos quais é Mal quando tomado em excesso, ambos dão origem ao Mal quando contribuem insuficientemente para o equilíbrio.”
Dion Fortune
2 Comments:
Lembra-me os principios do taoísmo, ou seja, as três forças que o regem: uma positiva, outra negativa e uma terceira, conciliadora. As duas primeiras opõem-se e complementam-se simultaneamente entre si, são interdependentes. São o Yin (força negativa, feminina, humida) e o Yang (força positiva, masculina, seca). A terceira é a força do Tao, o superior que as sustenta. Prevalece o equilibrio entre elas.
um abraço
Sem duvida Eddy. Nos mistérios do ocidente, esses princípios surgem com os outros nomes. Deixo dois exemplos, Enxofre, Mercúrio e Sal, no universo Alquímico. Misericórdia, Severidade e Equilíbrio no Universo Cabalista.
A verdadeira religião, a que engloba Exoterismo e Esoterismo, é aquela que assenta sobre este aspecto triplo. Não uma visão Matriarcal, não uma visão Patriarcal ( a actual das três grandes religiões de Abraão) mas uma visão Una.
Um abraço
Enviar um comentário
<< Home