sexta-feira, setembro 29, 2006

Deus

“A origem das coisas é inexplicável nos termos da nossa filosofia. Por mais longe que remontemos nas nossas pesquisas ás origens do mundo da manifestação, encontraremos sempre um estágio de existência anterior (Existência Negativa). É apenas quando aceitamos lançar o véu da existência negativa sobre o caminho que remonta aos primórdios que podemos obter uma base na qual se pode fundar a causa primeira. Essa causa primeira não é uma origem desprovida de raízes, mas, antes, uma Primeira aparição no plano da manifestação. A mente não pode ir mais além, mas devemos lembrar sempre que cada mente remonta a distâncias diferentes e para algumas, o véu deve ser lançado num determinado ponto e para outras noutro bem distante.

O Homem ignorante não vai além da concepção de Deus como um ancião, de longa barba branca, sentado num trono dourado e dando ordens à criação. O cientista caminhará um pouco mais antes de se ver obrigado a lançar um véu que chama de éter. O filósofo avançará ainda mais um pouco antes de lançar um véu que chama de absoluto, mas o Iniciado caminhará mais do que todos, pois aprendeu a avançar por meio dos símbolos e os símbolos são para a mente o que as ferramentas são para as mãos.”

Dion Fortune

5 Comments:

Blogger O Micróbio II said...

E eu a julgar que vinha aqui descobrir a origem das coisas...

3:13 da tarde  
Blogger Logos said...

Uma questão cuja resposta é simples e complexa.

O carácter de complexidade é bem definido por outra pergunta

O Ser é fruto do cérebro, ou o cérebro é fruto do Ser?

Consoante o local que os dois interlocutores ocupam assim a facilidade ou a complexidade de explicar.

No entanto, existe um princípio universal que através da analogia pode ser aplicado, testado e verificado.

A unidade para se manifestar tem de se diferenciar. Duas partes sujeitas ás condições do meio podem novamente agregar-se e assim formar novamente a unidade.

Aplicando ao Homem.
Do Homem, resultam o homem e a mulher. Estes dois geram o filho.

O que faz o filho? Procura o Homem.
Será o filho algum dia capaz de se dissolver no Homem e desta forma deixar de ser filho e voltar a ser Homem?

8:04 da tarde  
Blogger Logos said...

Olá Sr Carlos.

Saúdo a sua visita a este mundo.

Aqui nunca irá encontrar a explicação para a origem das coisas. Quem me dera a mim fazer com que a origem das coisas aqui se manifesta-se de forma a ser entendia, sem qualquer véu. Se quer encontrar a origem das coisas tem de procurar no único sitio possível. Em si.

8:13 da tarde  
Blogger isabel mendes ferreira said...

obrigada...

beijos.

12:00 da tarde  
Blogger Å®t Øf £övë said...

Gimel,
Este tema aqui abordado é bastante complexo, e de dificil conclusão. É a velha questão de quem nasceu primeiro... o ovo ou a galinha?
Eu continuo sem respostas sobre este assunto.
Abraço.

10:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home