segunda-feira, janeiro 30, 2006

666

Um dos números mais conhecidos ao longo da história é o famoso 666. muito se tem escrito e muito se tem falado acerca deste numero que o apostolo João trouxe ao mundo,
O famoso numero da besta, assim designado pela Igreja.

Um número representa uma ideia e ideias relacionam-se entre si até ao ponto de perdermos no mundo físico as associações que são feitas ao nível do mundo mental.

Possuir uma consciência simbólica permite a aquisição de conhecimento que vai muito para além das linhas de qualquer texto, inclusive deste. Um bom exemplo disto é a leitura de qualquer mito ou das passagens bíblicas.

Aqui deixo resumidamente uma ideia, uma base de meditação, uma pequena luz, ou um pequeno ponto escuro.

Uma das primeiras conclusões que se retira ao olhar o número 666 é a sua natureza tripla, ou seja o numero 6 surge três vezes.

Cabalisticamente o numero 6 é interpretado como a união do microcosmos com o macrocosmos é a casa solar “Aloah Va Daath” nome de Deus, “eu manifesto-me na esfera da mente”. A figura geométrica que representa o 6 é o hexagrama ou estrela de David a mesma que surge na bandeira de Israel.

Por analogia, o numero 666 possui um determinado carácter sagrado por ser 3 x 6

Através do conhecimento Hermético, o triângulo assente sob a sua base é o símbolo do elemento fogo, cuja ideia está associada ao espírito.

O cosmos todo ele é uma esfera, em parte mente em parte corpo se dividirmos essa esfera pela metade obtemos um conjunto de graus que vão desde 0 a 180 e é o triangulo com dois dos vertives na extremidade do diâmetro que guarnecido de movimento permite formar essa esfera ou pensando a duas dimensões, esse circulo.

A soma dos ângulos de um triangulo é 180 e se o triangulo representa o espírito, qual o triangulo que representaria melhor o espírito divino? Um triangulo equilátero cujos ângulos são todos 60º ou seja 60 60 60.

Pela filosofia Hermética e Cabalística, como no mito grego de Narciso, este mundo é o reflexo doutro, assim os ângulos do triângulo, reflectindo ao espelho que separa a ideia da forma, formam três ângulos com o valor 06. Agrupando estes números obtemos o 666.

Somando os três ângulos de 60º obtemos 180
Somando os três números 6 obtemos 18

Para que a esfera se complemente o numero 18 tem de ser multiplicado por 10 que por sua vez, através da arvore da vida cabalista, representa Malkuth, a terra.

Vale a pena pensar.

Mem gimel

3 Comments:

Blogger isabel mendes ferreira said...

não sabia...mas acho um "trio fabuloso"....


b.e.i.j.o.

2:24 da tarde  
Blogger Rosario Andrade said...

666... sim, é o numero da besta, mas a "besta" era o imperador romano da altura em que a cena foi escrita, que mantinha a Judeia sob ocupação.
Essa notação era aparentemente usada pelos romanos para designar pessoas e correspondia ao somatorio das letras do nome... dai até ao rabudo, só foi necessario um twist da inventiva igreja catolica...

Abracicos!

7:38 da tarde  
Blogger Logos said...

Bom dia a todos e obrigado pela presença.

Rosário, a certeza, penso que só mesmo São João nos poderia dizer. Nós, deixamos pensamentos especulativos. No ceio das mentes que se faça luz pela floculação dos símbolos.

12:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home