sexta-feira, novembro 18, 2005

Marinheiros


Um denominador “quase” comum desta sociedade moderna é a falta de rumo. Este rumo, o rumo geral da vida, é único e pessoal embora interaja e se alinhe, ao longo da experiência, com o rumo do todo, em ultima estância.
Uma das melhores ferramentas mentais, para além da lógica é a analogia. E através da analogia muito conhecimento pode ser obtido para traçar esse tal rumo. É fácil dizer eu quero chegar a tal ponto, como todos sabem, o difícil é lá chegar. E que ponto é este? A resposta, à priori, parece ser de fácil resposta. A realização pessoal, seria dita. E o que é isto da realização pessoal? Será que algum dia alguém se vai sentir realizado? Quantas metas atingidas e depois, num ápice tudo desmorona? Quantos bens materiais alcançados em legado dos bem do espírito e vice versa? Quantos sonhos por conquistar? Não digo nada de novo, todos nós o sentimos, apesar do esforço empreendido umas vezes tem-se tudo outras nada. Aqui então entram as emoções, harmónicos de alegrias e tristezas.

Tudo o que disse, todas as pessoas tem consciência.

O ser Humano é comandante de um barco à deriva num oceano, que anseia algum dia chegar a um porto seguro. Com sorte alcança uma ilha, mas a vida numa ilha tem um tempo limitado como todos sabem, mesmo que se estabeleça e colha frutos, a ilha também tem o seu tempo de vida.
Os marinheiros, não colocam os barcos em terra, esperando aqui navegar. Eles colocam os mesmos no oceano pois o conhecem e não temem. Os marinheiros conhecem as leis que estão sobre o mar e por dentro do mar, em cima e em baixo. Através destas conduzem os seus barcos, aproveitando ventos e marés, contornando tempestades e recifes. O destino é alcançado e eterna é a glória desses bravos Homens.

A verdade surge por detrás do véu da metáfora que apenas a mão de Atenas consegue retirar.

Hermes transporta toda a palavra dos deuses. Descendo no céu interior, a entrega ao Homem.

Apolo e Arthemis velam e oferecem a luz.

O Homem, Bebe água nos seus sonhos.


Mem Gimel.

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Que o oceano não escasseie e permita o rumo nas águas dos sonhos...

3:50 da tarde  
Blogger isabel mendes ferreira said...

este rumo não tem país. este país está desarrumado. e nós perdemos o rumo. e eu desejo uma boa noite/dia....bjos.

1:19 da manhã  
Blogger Logos said...

Boa noite.

Restam-nos as estrelas e a bussola.

6:38 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

O segredo é ignorar o astrolábio e o medo das tormentas. Mas o temor acaba sempre por derribar a alma mais obstinada, submergindo ambições e querenças...
Talvez no fundo, o mar seja eu...

2:33 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

P.S.: Aquele Abraço!

2:34 da tarde  
Blogger isabel mendes ferreira said...

um abraço e n o r m e-. (ignoro se recebeu o meu mail mas era mesmo só para agradecer a solidariedade...) e que naveguemos sim por águas um pouco mais transparentes.

8:54 da manhã  
Blogger isabel mendes ferreira said...

bjo.só.

3:18 da tarde  
Blogger isabel mendes ferreira said...

beijos....tá tudo bem?

6:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home