sexta-feira, novembro 04, 2005

Lousã

É com angustia que vemos o património natural e cultural deste nosso Portugal a ser constantemente delapidado e destruído. No entanto, ainda se conseguem encontrar pequenos paraísos. Locais onde a magia paira no ar. locais onde a natureza surge de mão dada com a obra realizada pelo Homem. Foi um desses locais que encontrei e o qual não posso deixar de aconselhar um passeio, pois vale bem a pena.
Com as nossas florestas a serem consumidas a um ritmo estonteante por incêndios, talvez estas imagens sirvam um pouco para sensibilizar este povo.

Partimos na direcção da Lousã, para um passeio pela serra com o mesmo nome. Chegados a esta pacata vila seguimos na direcção do castelo da Lousã e a poucos minutos desta, encontrámos o que se pode chamar de um vale encantado.



Ali estava o castelo no meio de um vale, erguendo-se no topo de um penhasco. À primeira vista, a situação geográfica do mesmo levanta curiosidade, pois não está construído no ponto mais alto daquela. Explorando o seu redor entende-se muito bem porquê.

O castelo é bastante pequeno, tendo em conta os castelos que se conhecem. Feito todo ele de xisto, a rocha que predomina nas redondezas, rodeado por uma vegetação luxuriosa.



A Seguinte informação encontra-se no site da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. Mais informações podem ser obtidas através do site http://www.monumentos.pt

“1080 - O Conde Sisnando Davides ocupou pacificamente a povoação;
1124 - Caído em poder dos mouros, foi reocupado e reparado por Dona Teresa; aqui vinha passar o Verão a rainha D. Mafalda com a sua corte;
1151 - foral por D. Afonso Henriques; Séc. 12 - Teve grande valor militar, devido à importância da sua posição, embargando as incursões dos mouros vindas do vale do Zêzere; Séc. 14 - Construção da torre de menagem;
1513 - foral novo por D. Manuel; 1759 - Senhorio dos Duques de Aveiro até esta data quando passa à Coroa.”

À frente deste, ergue-se outro penhasco, onde se podem encontrar várias ermidas. Entre o penhasco do castelo e o penhasco das ermidas, corre uma ribeira, a que surge nas fotos. Nesse local, utilizando as palavras dela, “ - aqui só faltavam mesmo fadas e duendes” e quem sabe se não seria mesmo lá morada destas criaturas de fábulas de encantar.



Aqui vos deixo mais umas fotos. Para que saboreiem a beleza do local. A qualidade das fotos anteriores e a das seguintes foi a melhor que se conseguiu arranjar, pois não íamos prevenidos para o que íamos encontrar. As mesmas foram tiradas por estas novas tecnologias de telemóveis, de qualquer das formas, a magia ficou retida.

















Amem este cantinho à beira mar plantado, pois ele possuiu locais únicos, de uma beleza rara.

Mem Gimel

5 Comments:

Blogger António Caeiro said...

Um Bom fim de semana.

5:12 da tarde  
Blogger isabel mendes ferreira said...

"morri. aqui. nestes passos"...nem sei como dizer....nem o quê. AMEI. Muito obrigado.

P.S. e roubei.uma foto. que hei de pôr em piano....e já viu o "depianíssimo"? (depois diga se gosta...tá?) bjo.

6:36 da tarde  
Blogger isabel mendes ferreira said...

"publiquei o roubo que fiz" em depianissimoblogspot.com.espero que não fique zangado. bom domingo e bjo.

12:11 da tarde  
Blogger Logos said...

Olá Irmão. Pois é, as nossas viagens por entre quilómetros de pensamentos, filosofias e nós, há muito que não acontecem. Sinto aquela nostalgia do bom companheiro de viagem, do desventrar dos mistérios e do café nocturno na lezíria ribatejana. Aguardo o convite para a ida à cidade do Lis, e como deves saber és sempre bem vindo aqui à cidade do Sal. Temos de combinar um fim de semana de tertúlia. Obrigado pela critica ao blog. Como sabemos, somos nós guerreiros da mente, somos nós o desejo de encarnar o arquétipo de Prometeu. Deixa mais vezes aqui a tua opinião, és sempre bem-vindo.

Um abraço.

Que o fogo do conhecimento sempre te penetre na alma, para que todo o movimento se efectue ao longo dos princípios divinos.

Mem Gimel

12:38 da tarde  
Blogger Phtah said...

Foi um fim-de-semana inesquecível... por todas as razões! Tudo se completava e atingimos o Nirvana nas nuvens do nosso céu... Obrigada... Que muitos mais momentos como estes nos bordem a vida recheada de Amor. Que sejas o meu duende e eu a tua fada e juntos façamos magia por todas as nossas vidas.
Obrigada simplesmente por existires e me amares com todas as tuas forças, assim como te amo a ti.
Até logo... :)

4:16 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home