segunda-feira, outubro 31, 2005

Samhain


O calendário celta está divido em duas partes principais. Esta divisão e as restantes sub divisões estão intrinsecamente relacionadas com os ciclos solar e lunar, a luz e as trevas e a sua estreita relação com a vida na terra. Com este calendário, o ciclo anual da natureza foi modelado, descobrindo-se as alturas exactas do preparar as terras, das colheitas, do armazenamentos e por aí.

O primeiro dia do ano celta anuncia a entrada do Inverno, as trevas, e ocorre na primeira lua cheia mais próximo do dia 1 de Novembro, ao passo que o inicio do verão toma lugar na primeira lua cheia mais próxima do dia 1 de Maio. As outras luas mais importantes são as luas cheias que se situam no meio de cada um destes dois ciclos, nestas também ocorrem festivais. A juntar a este calendário foram também colocados os pontos mais marcantes do ciclo solar, ou seja, os equinócios e os solstícios e desta forma surgem os oito principais dias festivos celtas.
Este calendário foi traçado de forma a alinhar os ciclos da lua com o ciclo agrícola colocando para segundo plano o ciclo solar.


Samhain é o nome que se dá a este dia festivo, geralmente celebrado, no hemisfério norte, no dia 31 de Outubro ou 1 de Novembro. Um dos oito Sabatts celebrados pelos cultos neo-pagãos.

Neste dia, já dizia a tradição celta, que sendo um dia de mudança, os deuses se aproximavam da terra, sendo um dia propício para sacrifícios em sua honra. Por outro lado, durante a noite de Samhain, de acordo com a lenda, as barreiras entre os mundos desvanecem e as forças do caos invadem esta realidade. A fusão entre o mundo material e o mundo dos mortos. Neste dia, os espíritos daqueles que já faleceram e de aqueles que ainda estão para encarnar caminham por entre os vivos, podendo comer e entreterem-se no seio destes. Daqui também a tradição de à mesa se colocarem lugares vazios, para que aqueles familiares que já partiram possam regressar e cear nesta noite com os seus entes queridos.

Por outro lado, na sua política de conquista espiritual que Roma sempre utilizou, através do método da assimilação dos dias festivos mais importantes dos cultos que queria dominar e subverter, é introduzido pelo papa Bonifácio IV, no século VII, o dia de todos os santos, comemorado a 1 de Novembro.

Feliz Samhain para todos.

Mem Gimel

2 Comments:

Blogger Concha Pelayo/ AICA (de la Asociación Internacional de Críticos de Arte) said...

Te deseo un felíz día de Todos los Santos. Que ellos te acompañen de por vida.

12:08 da manhã  
Blogger isabel mendes ferreira said...

um bom dia oh celta dos celtas....bjo.

10:11 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home