sexta-feira, janeiro 14, 2005

O Mistério de Merlin


. Posted by Hello
Depois de ter lido um artigo interessantíssimo acerca da personagem mística que é Merlin, decidi aqui colocar uma tradução de uma pequena parte desse texto.

“ (..) O Merlin “vulgar” é uma colecção de textos arturianos traduzidos para prosa inglesa durante o século quinze, vinte cinco anos antes de Malory. Aqui aprendemos que a mãe de Merlin, uma rapariga simples, foi seduzida por um demónio do inferno. Mas o feiticeiro Blaise, salva a situação cristianizando a criança, mesmo que o rapaz nunca possa aspirar a ver o paraíso, o mal que existe nele não está rendido a ser a parte mais fraca. Merlin, agora pode usar os poderes do inferno contra o próprio mal e o seu propósito é traçar o caminho para o Santo Graal.

Na “história” de Monmouth, a mãe de Merlin tornasse uma freira e o seu pai um incubus na pele de um jovem e atraente homem. Assim, pode dizer-se que Merlin é descendente de outra grande linhagem mitológica: O nascimento a partir de uma virgem.

Este parentesco misto parece ser a origem do seu comportamento excêntrico, a combinação de um feiticeiro e um homem selvagem. Isto explica o seu carácter velhaco que está sempre presente. (..) “

Inner Light Journal
Summer Solstice 2004
Vol 24 No 3