Ishtar
.
“ a Deusa Ishtar personificava o planeta Vénus e a noite(..).
Os Sumérios chamavam Innina ( «dama do céu»), Innini, Inanna (..).
Classificava-se a si mesma como « deusa das manhãs e das noites» (..)
Como deusa da noite, favorecia o amor e a voluptuosidade; como deusa da manhã, presidia às guerras e ás carnificinas. (..)
É Ishtar, deusa do crepúsculo e da aurora, que faz a ligação entre o reino das trevas, onde domina Ereshkigal e o reino da luz, onde resplandece Shamash. Contribuía em grande escala para povoar as regiões infernais, porque era «a estrela da lamentação», que «leva os irmãos a bater-se e faz romper amizades». (..)
Do seu culto fazia parte a prostituição sagrada e, quando descia à terra, vinha acompanhada por um cortejo de cortesãs. (..) Ela mesmo se entregava intensamente à satisfação dos desejos amorosos, escolhendo os seus amantes entre toda a espécie de seres. Mas desgraçados daqueles que escolhia! Até para os deuses o seu amor era nefasto. (..)
Apesar de ter um carácter violento, o coração de Ishtar conhecia a bondade. O seu próprio nome significa «a benevolente», e dispensou bondade a numerosos mortais. (..)
O seu culto passou além das fronteiras do Império Assírio-Babilónio: Ishtar veio a tornar-se, sob o nome de Astarte, uma das grandes deusas fenícias; os seus traços reproduzem-se na Afrodite dos Gregos.”
Mitologia Geral
Maria Lamas
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home