sexta-feira, janeiro 21, 2005

Atlantida


. Posted by Hello
O texto seguinte foi escrito por Diodoro Sículo, um historiador de Agira, Sicília, contemporâneo de Julio Cesar e de Augusto.

"Os atlantes afirmam que Urano foi o seu primeiro rei e que ele civilizou o povo, levando-os a residir em cidades e a cultivar o solo. Tinha sobre seu domínio a maior parte do mundo, especialmente para norte e Oeste. Entusiasta do estudo da astrologia, profetizou muitos eventos futuros e instituiu o calendário solar e o mês lunar como medidas de tempo. O povo repleto repleto de admiração pelas suas capacidades, prestou-lhe homenagens divinas depois da sua morte e deu aos céus estrelados o seu nome.
Urano teve quarenta e cinco filhos de várias mulheres e dezoito de Titeia ou terra, que ficaram a ser conhecidos como titãs, ou povo terreno. As suas filhas mais conhecidas são Basileia e Reia ou Pandora. Basileia, a mais velha, era tão solicita no cuidado dos seus irmãos que ficou conhecida como grande mãe, e após a morte de Urano, foi eleita rainha por sufrágio geral entre o povo. Desposou o seu irmão Hipérion e com ele gerou Hélios e Selene, mais tardes deuses do sol e da lua, respectivamente. Mas os restantes irmãos, temendo que Hipérion pudesse usurpar o trono, chacinaram-no e afogaram o seu filho Hélios no rio Eridano ou Pó, em Itália. Selene, sua irmã que amava apaixonadamente o irmão, atirou-se do telhado e morreu.
Basileia, ao saber da morte dos filhos, enlouqueceu e passava o tempo a passear para cima e para baixo, de cabelo desgrenhado e enfeitada com adornos, tocando desvairadamente o pandeiro e o címbalo. Quando o povo conseguiu dominá-la, rebentou subitamente uma tempestade de chuva, trovões e relâmpagos e ela nunca mais foi vista.
Após a morte de Hipérion, os filhos de Urano dividiram o reino entre si. Os mais conhecidos eram Atlas e
Saturno. Atlas assumiu o controlo do território junto ao oceano, chamando ao povo que o habitava Atlantes, e ás suas grandes montanhas Atlas, o seu próprio nome. Tal como seu pai, Urano, Atlas era um sábio astrólogo e foi o primeiro a descobrir o conhecimento da esfera, de onde nasceu a lenda de que carregava o mundo sobre os ombros. O mais conhecido dos seus filhos foi Hesper, que, enquanto observava os movimentos das estrelas sobre o monte Atlas, desapareceu numa tempestade. O povo, lamentando a sua sorte, deu à estrela da manhã o seu nome.Atlas tinha também sete filhas, às quais chamavam, em homenagem ao seu pai, Atlandidas. Os seus nomes eram Maia, Electra, Taígeta, Astérope, Alcíone e Celeno. A sua descendência constituiu os primeiros antepassados de várias nações barbaras, bem como gregas. As atlânticas tornaram-se a constelação das Plêiades e eram adoradas como deusas. Também as ninfas eram, vulgarmente conhecidas como atlantidas. Saturno, irmão de Atlas, era profano e ambicioso.. Do casamento com a sua irmã Reia nasceu Jupiter, que não deve ser confundido com Jupiter, o irmão de Celo ou Céu. Este Júpiter sucedeu ao seu pai Saturno como rei dos Atlantes, ou destronou Saturno. Saturno, segundo consta, declarou guerra ao filho com a ajuda dos Titãs, mas Júpiter venceu-o numa batalha e conquistou todo o mundo."