terça-feira, setembro 05, 2006

As classes dos Homens


No mundo existem várias classes de Homens que se dividem tendo em conta o seu desenvolvimento interior.
Aquilo que cada um é, e o estádio onde se encontra, resulta das mortes que passou, do julgamento dos actos que cometeu e da nova matéria que absorveu, fazendo dela aquilo que hoje tem consciência de ser.
As escolas de mistérios cuja origem reside na antiguidade, tem como função ensinar o Homem a elevar a sua consciência nos seus patamares, fazer o mesmo ascender a sua escada interior, a mesma que Jacob avistou no seu sonho. Assim sendo, para começar, cada um pode questionar-se a que classe pertence.

Segundo Edouard Schure, temos:

“ I – A primeira classe à qual pertencem a maioria dos Homens, é aquela que contém todos os Homens onde a vontade age sobretudo no corpo. Podemos chamá-los de instintivos. Eles são próprios não apenas aos trabalhos corporais, mas também ao exercício e desenvolvimento da sua inteligência no mundo físico, por consequência surgem no comercio e na industria.

II – No segundo grau do desenvolvimento humano, a vontade e por extensão, a consciência, reside na alma, ou seja, na sensibilidade accionada pela inteligência, que constitui o entendimento. Esses são os anímicos ou passionais. Segundo o seu temperamento são próprios a fazerem-se Homens de guerra, artistas ou poetas. É o caso da grande maioria dos sábios e dos Homens de letras. Eles vivem ideias relativas, modificadas pelas paixões ou margeadas por um horizonte limitado, sem se elevarem até à ideia pura e à universalidade.

III – No terceiro grupo, a vontade age principalmente no intelecto puro, separa a inteligência na sua função especial da tirania e das paixões e dos limites da matéria, o que dá a todas as suas concepções um carácter de universalidade. São os intelectuais. Esses Homens são os Heróis mártires da pátria, os poetas de primeira ordem, os verdadeiros filósofos e sábios, aqueles que, segundo Pitágoras e Platão, deveriam governar a Humanidade. Nesses Homens a paixão está extinta, sem ela nada se faz, mas entre eles, as paixões tornaram-se servas da inteligência, enquanto que na categoria precedente a inteligência é mais frequentemente serva das paixões.

IV – O mais alto ideal humano é realizado à regência da inteligência sobre a alma e sobre o instinto, acrescentam a vontade sobre todo o seu ser. Pelo domínio e posse de todas as suas faculdades, exercem uma grande liderança. Realizam a unidade na trindade humana (corpo, alma e espírito). Graças a essa concentração maravilhosa, que une todas as potências da vida, a sua vontade, projectando-se nos outros, adquire uma força ilimitada, uma magia radiante e criadora. Esses Homens tiveram diversos nomes na História, são os Homens Primordiais, os Adeptos, os Grandes Iniciados, Génios Sublimes que metamorfoseiam a humanidade. A providência envia-os de tempos a tempos a longos intervalos, como os astros no céu.”


Mem Gimel