segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Jardim...

O tempo passa consoante o mistério do desejo. E não obstante o frio do Inverno a horizontalidade do pensamento do Homem acentua-se progressivamente aumentando ainda mais este frio.

Para cada lado que se olhe, neste jardim do Éden positivista, avistam-se pavões, todos eles embelezados com as suas penas coloridas da cultura que nada é mais do que a capacidade para reter o 1+1=2.

Um dia, ouvi uma frase como muitas metáforas que existem acerca do tema “No cemitério somos todos iguais”. Ora, o que faz um pavão sem as suas penas?

Assiste-se a um rebatimento constante da verticalidade do Homem nas dimensões que formam o plano da sua existência física, isto é, “hoje em dia os arranha céus são todos horizontais.”

Costumo dizer o conhecimento na sua forma “horizontal”, para além dos benefícios que trás ao Homem como é obvio, só serve para conversa de café e como pré requisito para os variadíssimos programas televisivos onde se pode ganhar dinheiro com ele. Porque o conhecimento quando dissociado da sabedoria é simplesmente uma pena de pavão que nasce.

Tomando a ideia formada com o corpo cedido pelo pensamento alquímico, escrevo aqui uma frase de José Manuel Anes.

“ A Alquimia, ou a arte do amor, desenrola-se por meio de uma técnica rigorosa, nessa zona da alma onde o interior se exterioriza e o exterior se interioriza.”


Mem Gimel

6 Comments:

Blogger isabel mendes ferreira said...

o tempo


o desejo


o vento


o tempo....

a dulcíssima alquimia....a vida?

um bjo.

6:25 da tarde  
Blogger isabel mendes ferreira said...

será!


bjo.

9:40 da manhã  
Blogger Logos said...

Toda a acção de transmutar, em seu grau, não deixa de ser arte.

6:43 da tarde  
Blogger isabel mendes ferreira said...

bom dia rio......a subir.....para a mão....:)

1:14 da tarde  
Blogger isabel mendes ferreira said...

rigorosamente hoje com a alma a ser corpórea, logo a doer....venho só deixar neste jardim....uma pequeníssima flor....pode ser uma margarida?


beijo.

12:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem é Mem Gimel?? jorgewenceslau@yahoo.com.br

10:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home